MITOS E VERDADES SOBRE CONSÓRCIO.
Escolha uma Página

Há muitas dúvidas sobre o funcionamento do consórcio, por isso preparamos um artigo para esclarecer alguns mitos e verdades sobre essa modalidade que vem conquistando cada vez mais brasileiros.

Quer saber as dúvidas recorrentes?  Fique atento ao texto abaixo.

 

1 – O CONSÓRCIO NÃO TEM JUROS?

VERDADE. Essa é considerada a principal vantagem de entrar em um grupo de consórcio, no lugar de financiamento. As parcelas são mais acessíveis e totalmente previsíveis, pois não é preciso ter dinheiro para dar entrada e não há juros para serem pagos.

Entretanto, nessa modalidade as administradoras cobram apenas uma taxa para o gerenciamento do grupo. Comparado ao financiamento, a economia pode chegar até 70% ao final do plano.

 

2 – O CONSÓRCIO NÃO É REGULARIZADO?

MENTIRA.  Se você entrar no site do banco do Brasil  a entidade responsável pela regularização e pelo monitoramento,você poderá verificar a legislação, e até mesmo consultar a lista de empresas de administradores de grupos. Assim os direitos do consumidor são devidamente assegurados.

 

3 – ENTRAR NO GRUPO DE CONSÓRCIO É BUROCRÁTICO?

MENTIRA. Entrar no grupo é muito mais fácil do que obter um financiamento. Para começar, nem mesmo é necessário comprovar uma renda para aderir um plano.

 Caso tenha dívidas não pagas ou restrições junto a entidades de consulta de crédito, terá de regularizar a situação. No entanto, essas informações serão verificadas apenas quando você for contemplado com a carta de crédito.

 

4 – QUEM CANCELA O CONSÓRCIO PERDE O DINHEIRO?

MENTIRA. Claro que você nem sempre receberá de volta tudo que foi investido. Pois isso vai depender de como foi feito o contrato e quais as cláusulas determinadas pela administradora do grupo.

Mesmo você cancelando sua cota, continua participando dos sorteios mensais. Ao ser contemplada ao invés de receber a carta de crédito, o dinheiro investido será resgatado.

O que ocorre é o desconto das taxas de administração. Inclusive , você tem direito  a voltar atrás e retomar o pagamento das prestações, desde que coloque em dia o pagamento das parcelas anteriores.

 

5 – FINANCIAMENTO É MAIS VANTAJOSO QUE UM CONSÓRCIO?

NEM SEMPRE. Para definir qual a melhor opção é preciso ter em mente um objetivo a ser atingido e o tempo.  O consórcio muita das vezes pode ser mais vantajoso, uma vez que dilui as taxas cobradas pelas administradoras nas parcelas mensais.

 

6 – É POSSÍVEL QUITAR FINANCIAMENTO COM CONSÓRCIO?

SIM.  Ao ser contemplado o cliente pode optar por usar a carta de crédito para quitar o financiamento. Por ser uma modalidade que não cobra juros e dilui as taxas de administração ao longo do tempo, o consórcio pode ser uma boa opção para acabar com as parcelas de financiamento imobiliário ou automotivo, diminuindo o valor total a ser pago.

 

7- POSSO ADQUIRIR UM CONSÓRCIO E DEPOIS MUDAR ESSE VALOR NO ANDAMENTO DO GRUPO?

VERDADE. Caso você adquira um valor de crédito e por algum motivo queira aumentar ou diminuir você tem essa flexibilidade desde que o crédito proposto componha no valor do grupo e seja obedecido algumas regras contratuais.

 

8 – A CONTEMPLAÇÃO DEPENDE DE SORTE?

MITO. Mesmo que você não seja sorteado, você será contemplado ao final do contrato. Além disso, o indivíduo pode ofertar lances durante vigência do grupo, o que aumenta a chance de contemplação.

 

9 – TENHO QUE PAGAR O CONSÓRCIO ATÉ O FIM, SEM CANCELAR?

MITO. Muitas pessoas ainda tem em mente  que o consórcio é algo que você entra e não pode sair. Na verdade, você pode sim sair do consórcio, se quiser. Você só precisa cancelar a sua participação e transferir o seu investimento para outra pessoa, após fazer isso, você está fora do consórcio e não precisa mais pagar.

É claro que cada administradora possui suas próprias regras de funcionamento. Algumas administradoras podem ter regras diferentes ou individuais.

 

10 – PRECISO COMPARECER A ADMINISTRADORA TODO MÊS?

MITO. Quando você faz um consórcio, precisa ter suas atividades mediadas pela administradora. Mas isso não significa que você precisa estar em contato direto com a administração do grupo diariamente. 

Na verdade, você só vai fechar contrato e já estará no consórcio.

Se surgir dúvidas sobre o seu grupo e cota ou sobre o funcionamento do consórcio é só entrar em contato com a administradora. 

Entretanto, não é uma obrigação e está longe de ser.

Você nem precisa ir até a administradora para pagar suas parcelas mensalmente. Se a administradora fica fora de mão para você, ou se não é viável chegar até lá, não é preciso mais se preocupar, você recebe as parcelas em casa e pode pagar por meio dos boletos. Todo o resto geralmente e informado de maneira remota.  

E ai, tiramos suas dúvidas sobre os mitos e verdades de um consórcio?

Para mais informações sobre esse segmento acesse o site da ABAC.

A Ômega Consórcio é referência em vendas de carta de consórcios, com a gente você tem até 180 meses para parcelar seu negócio, oferecemos parcelas flexíveis que encaixam com o seu orçamento. Você também pode usar até 30% da carta para aumentar seu poder de contemplação, além de outras vantagens que só a Ômega Consórcio pode oferecer.

Se ainda resta dúvidas sobre Consórcio clique aqui para saber mais detalhes!