Escolha uma Página

A contemplação é o momento mais aguardado pelo consorciado: é quando a ele é atribuído o crédito para aquisição do bem ou serviço ou para a restituição dos valores devidos ao consorciado que deixou o grupo de negócios.

No consórcio você pode ser contemplado por duas maneiras, por lance ou sorteio.

O sorteio representa a essência do consórcio, em que todos os consorciados com o pagamento em dia concorrem, em absoluta igualdade de condições, á contemplação.

Já o lance é a uma possibilidade de adiantar o recebimento da carta de crédito por meio da antecipação de parcelas. 

Preparamos esse artigo para mostrar os tipos de lances existentes no consórcio, e ajudar você a escolher o lance que mais se encaixa no seu orçamento.

 

Lances

 

Existe dois tipos de lance no consórcio: o lance com recurso próprio e o embutido.

O lance com recursos próprios é aquele ofertado com o dinheiro do próprio consorciado. Nessa opção, você recebe o crédito total correspondente ao valor do bem ou serviço, previsto no contrato.

Já no lance embutido, você usa parte dos eu crédito como oferta.

Lances livre e fixo

O consórcio permite você ofertar lances com recursos próprios ou com parte do próprio crédito (lance embutido), conforme for melhor para você. Porém a administradora tem liberdade para determinar suas regras para oferta. Ela pode optar por lances livres, fixos ou uma combinação dessas duas formas.

No lance livre, o consorciado tem liberdade de escolher o valor que pretende ofertar.

No lance fixo, a administradora estabelece o valor em contrato. Há ainda uma terceira opção, em que a administradora de consórcio prevê as duas possibilidades de contrato.

Lances livres a partir de um valor mínimo pré-fixado.

Diante de tantas possibilidades, conheça as regras da administradora e esclareça todas as dúvidas antes de aderir ao grupo.

Lance vencedor

Na concorrência pela contemplação, será considerado lance vencedor aquele que representar o maior número de parcelas ou o maior percentual do crédito contratado, desde que o valor do lance somado ao saldo de caixa do grupo seja suficiente para atribuir o crédito ao ofertante.

Os critérios para o desempate de lances são definidos pela administradora em contrato, podendo ser sorteio entre os empatados, apresentação de lance adicional e, persistindo o empate, sorteio entre os empatados.

Vale lembrar que o lance é a antecipação das parcelas e você só dará o dinheiro se for contemplado.  Caso o seu lance não seja o vencedor, você poderá fazer novas ofertas nas próximas assembleias.

Para mais informações sobre consórcio, clique aqui!

Caso ainda tenha dúvidas acesse o site da ABAC para mais informações!