Escolha uma Página

O pagamento do 13º salário será um alívio no bolso de 81 milhões de brasileiros neste fim de ano, pagamento deve injetar R$214,6 bilhões na economia brasileira até dezembro, segundo projeção do DIEESE. 

É bastante comum que nessa época que o 13º salário seja utilizado totalmente ou parcialmente no Sistema de Consórcios, seja para quitação das parcelas ou oferecimento de lance.

Por isso, preparamos algumas dicas para mostrar como é possível usar o 13º salário no consórcio.

 

Pagar prestações atrasadas

A prioridade para quem está em situação de inadimplência deve ser sempre o pagamento das contas em atraso. No Sistema de Consórcios, não é diferente. Se você está inadimplente, sua prioridade deve ser colocar as prestações em dia. Isso porque o consórcio é uma forma de concretizar objetivos em grupo e para isso, é preciso garantir a segurança e o direito de compra dos demais participantes.

Além do pagamento de juros e multa, o consorciado inadimplente fica excluído da participação nos sorteios e também perde o direito de ofertar o lance. Se ele já tiver sido contemplado, corre o risco de ter as garantias fornecidas executadas pela administradora. Caso isso ocorra aconselhamos ao consorciado entrar em contato com a administradora.

 

Antecipar prestações

Caso você já tenha sido contemplado no consórcio, é seu direito poder antecipar as prestações. Uma das vantagens dessa antecipação de parcelas, além de aliviar o orçamento mensal, reduz os valores pagos com a correção do crédito.

A antecipação das parcelas pode acontecer de três formas:

  • Quitando as prestações mais próximas da data de vencimento.
  • Quitando as prestações vincendas a contar da última.
  • Diminuindo o valor de todas as próximas parcelas mensais, considerando a quantia antecipada.

  Para saber mais sobre as possibilidades aceitas por sua administradora, consulte seu contrato.

 

Ofertar lance

Se estiver tudo em dia com o seu consórcio você pode aproveitar o 13º salário para tentar antecipar a sua contemplação. Oferte o valor recebido como lance ou, se você já vem fazendo uma reserva financeira com este objetivo, aproveite para aumentar o saldo.

Existem alguns critérios a serem seguidos para definição do lance vencedor. Pode ser o maior valor total, o maior valor percentual em relação ao crédito ou ainda outro critério, como número de parcelas. A condição essencial é que os consorciados concorram em igualdade.

 

Complementar o valor do crédito

Existe ainda a possibilidade de usar o  13º salário para complementar o valor do crédito e adquirir um bem, ou contratar serviço, acima do previsto inicialmente.

Essa dica é para o consorciado já contemplado que não utilizou o crédito ou para quem for contemplado neste fim de ano.

 

Inflação baixa

A inflação funciona como um imposto sobre a posse da moeda, significa que, quando a inflação aumenta, o poder de compra diminui. Um exemplo, a elevação do custo de vida, provocada pela alta de preços, reduz a quantidade de bens e serviços que o salário mínimo pode comprar. O aumento no volume de moeda em circulação pressiona a inflação, e os efeitos tornam-se mais perceptíveis pelos mais pobres. Esse fato explica porque um ambiente de inflação baixa é mais propício à manutenção do poder de compra dos mais pobres.

 

A Ômega consórcio é referência em vendas de carta do consórcio, junto com a gente você tem até 180 meses para parcelar seu consórcio, isso possibilita você parcelar seu consórcio com estabilidade e segurança. Além de outras vantagens que só a Ômega consórcio pode oferecer. Se interessou? Faça já sua simulação!

Para mais informações sobre o uso do 13º salário no consórcio acesse o site da ABAC.