Escolha uma Página

Talvez você tenha dúvidas sobre esse segmento, nunca ouviu falar ou já se perguntou como ele funciona. Pensando nisso, a Ômega consórcio preparou esse artigo para esclarecer algumas dúvidas existentes  a respeito do consórcio de dinheiro.

Se você quer saber mais sobre esse segmento, continue a leitura!

O consórcio de dinheiro funciona basicamente da mesma forma que o de um automóvel ou imóvel. São pagamentos de parcelas mensais estipuladas na assinatura do contrato, sorteios e carta de crédito.

A única diferença, que também pode ser vista como uma vantagem, e que você pode escolher quando e para qual finalidade o dinheiro será utilizado.

É importante ressaltar que o consórcio é interessante para aquelas pessoas que não precisam do seu bem de imediato.

Se você tem dúvidas de como fazer, saiba que é mais fácil do que parece. O primeiro passo é procurar instituições financeiras que sejam de confiança e tenha autorização do Banco central, afinal, estamos lidando com dinheiro e nesse cenário é primordial que se faça todo e qualquer tipo de transação financeira com segurança. 

Questione se a instituição possui a modalidade de consórcio que você está à procura.

Preparamos algumas dicas para você realizar seu consórcio de dinheiro de forma segura. Se você está curioso, continue a leitura!

 

NÃO USE COMO APLICAÇÃO

É importante que você saiba que esse sistema não foi criado para esse fim. Recomendamos a você não aplicar com esse intuito. Esse sistema foi criado para a compra de um bem, como casa ou carro.

Se você está pensando em usá-lo como forma de resgatar o dinheiro, não está fazendo algo produtivo, mas saindo em desvantagem.

 Aconselhamos que coloque em uma poupança, por exemplo.

Sim, é possível pegar o dinheiro de volta se você quiser sair.

Essa é a dúvida mais frequente quando alguém decide entrar no consórcio. Vale ressaltar que é possível pegar de volta até sete dias após a assinatura do contrato. O valor pago será recebido em um prazo de dois meses após a última contemplação.

 

É POSSÍVEL GANHAR DINHEIRO COM O CONSÓRCIO

Além de permitir o uso da carta de crédito para a compra de qualquer bem dentro de um mesmo grupo, ele ainda é uma excelente forma de investimento.

Se você quer ganhar dinheiro deve sempre considerá-lo. Um dos principais benefícios dos consórcios é a ausência a cobrança de juros.

A versatilidade sempre foi um ponto forte do consórcio de dinheiro.

Vantagens do consórcio de dinheiro

A principal vantagem é que o consorciado pode escolher o bem que deseja comprar. Isso significa que não precisará levar para casa um bem ou um serviço que foi determinado pela instituição financeira.

Ou seja, é possível escolher comprar uma casa, uma moto, um eletrodoméstico, uma viagem. Enfim, são várias possibilidades.

Outra vantagem é que se trata de uma forma de investir dinheiro que, por exemplo, estava guardado em uma caderneta de poupança, que não oferece um rendimento atraente.

Lembrando que isso não significa que o consórcio de dinheiro deva ser usado como um investimento financeiro. Não! Ele é válido quando o consorciado já sabe o que deseja comprar e não tem condição de fazer isso de imediato.

Outra característica desse tipo de consórcio considerada uma vantagem é que ele contribui para que o consorciado tenha controle sobre o dinheiro. Afinal o consorciado tem o compromisso de pagar mensalidades ou parcelas que podem até mesmo ser colocadas em débito automático.

Os valores pagos mensalmente são determinados, de comum acordo, na assinatura do contrato do serviço.

Desvantagens

No consórcio de dinheiro não existe rendimento, que é o que ocorre com diversas opções de investimentos do mercado.

Outra desvantagem é o fato do consorciado ter que esperar a realização do sorteio para pegar a quantia aplicada e comprar o bem que deseja.

 

TIPOS DE CONSÓRCIO DE DINHEIRO

No consórcio de dinheiro são encontradas duas opções: Consórcio de dinheiro contemplado e o consórcio de dinheiro entre amigos.

Consórcio de dinheiro contemplado

O consórcio de dinheiro contemplado é aquele em que ocorrem sorteios.

Nesse consórcio é possível comprar carros, motos e caminhões de todos os anos e marcas. Seja ele, novo ou usado, assim como eletrodomésticos, incluindo aí computadores e celulares.

Também é possível comprar imóveis. Ou usar o valor para a realização de reformas ou mesmo construção de uma casa, por exemplo.

Mas esse tipo de consórcio ainda permite que o valor guardado seja usado em algum tipo de serviço. Como exemplo estão a realização de um casamento ou o pagamento de uma faculdade, de um intercâmbio ou até mesmo de viagem de férias.

Consórcio de dinheiro entre amigos

Já o consórcio de dinheiro entre amigos é indicado para aqueles que querem juntar determinado valor e querem se isentar das taxas administrativas, normalmente cobradas pelas administradoras do consórcio.

Vale ressaltar que o importante é reunir um grupo de pessoas que de fato estejam empenhadas em guardar o dinheiro mensalmente.

Para contribuir para o sucesso dessa empreitada, é importante reunir um grupo de pessoas que de fato estejam empenhadas em guardar o dinheiro mensalmente. Faça um contrato com todos os participantes do grupo de consórcio. É importante informar as obrigações e os deveres de cada um.

Também documente as datas corretas de pagamento do investimento, entre outros pontos considerados importantes.

Escolha administradores para as questões financeiras. Ou seja, pessoas que serão responsáveis por receber o dinheiro de todos do grupo e também cuidar do sorteio. Dessa forma, sempre haverá alguém cuidando direitinho do dinheiro de todos.

E aí, gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e conhecidos. Deixe seu comentário com sugestões para os próximos artigos e não esqueça de deixar sua opinião!

Para mais informações sobre esse segmento, acesse o site da ABAC!